Imagens RapidEye

As imagens RapidEye, obtidas pela constelação de satélites RapidEye de propriedade da operadora Planet, são adquiridas através de 5 satélites, com 5 bandas multiespectrais, resolução radiométrica de 12 bits, ortorretificadas com 5 metros de resolução espacial o que permite obter imagens com grande conteúdo de informação

Composição RGB Composição RGB
Composição Infravermelho Composição Infravermelho

Informações técnicas do sensor:

Sensor Multiespectral (pushbroom imager)
Resolução espacial 5 metros
Bandas espectrais (nm) Blue: 440 – 510
Green: 520 – 590
Red: 630 – 685
Red Edge: 690 – 730
NIR: 760 – 850
Resolução Radiométrica 12 bits

Entre suas principais características e diferenciais, está também, sua alta capacidade de revisita sobre um mesmo ponto de interesse. Com até 4,5 milhões de Km² coletados por dia, e com revisita diária, é possível realizar várias coletas de uma mesma área, reduzindo significativamente a probabilidade de não dispor de imagens para uma determinada área e que lhe permite recobrir qualquer estado do Brasil em apenas 6 dias.

As imagens RapidEye já têm sido usadas na identificação dos tipos de uso e cobertura do solo em todo o Brasil, contribuindo para o aprimoramento do monitoramento ambiental e geração de conhecimento técnico e estratégico imprescindíveis ao planejamento e à execução de projetos de âmbito nacional e estadual, sendo atualmente utilizada por mais de 90% dos Estados do Brasil para atender ao CAR.

A utilização de imagens de alta qualidade técnica como insumo para produzir dados e informações permite assegurar resultados mais precisos para o monitoramento e gestão ambiental.

As imagens RapidEye apresentam, pelas suas resoluções espectral, espacial, radiométrica e temporal, requisitos técnicos que asseguram gerar produtos e análises com os mais altos padrões de qualidade.

Cobertura

Acervo RapidEye

Com acervo desde 2009 (RapidEye)  é possível obter o contexto histórico e identificar diversos fenômenos em sua área de interesse com imagens de alta resolução.

  • Detecção de mudanças em séries históricas
  • Observação de eventos como queimadas e desmatamento.